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Resposta: Primeiro de tudo, vamos definir a oração imprecatória. significa Imprecisar “invocar o mal sobre ou amaldiçoar” os inimigos.
O rei Davi, o salmista mais associado a versos imprecatórios, como o Salmo 55:15, 69:28 e 109: 8, freqüentemente usava frases como: “Que o caminho deles sejam escuro e escorregadio, com o anjo do Senhor os perseguindo” ( Salmo 35: 6) e “Ó Deus, quebre os dentes em suas bocas; arranca as presas dos jovens leões, ó SENHOR! ”(Salmos 58: 6).
Os Salmos 7, 35, 55, 58, 59, 69, 109 e 139 foram escritos por Davi para pedir a Deus que julgasse seus inimigos. (Os outros dois salmos imprecatórios, 79 e 137, foram escritos por Asafe e um salmista desconhecido.)
Essas orações foram escritas não tanto para se vingar dos inimigos, mas para enfatizar a aversão de Deus ao mal, Sua soberania sobre toda a humanidade, e Sua proteção divina de Seu povo escolhido. Muitas dessas orações foram proféticas e poderiam ser vistas ocorrendo mais tarde no Novo Testamento em eventos históricos reais.
Quando Davi orou para que Deus destruísse os dentes de seus inimigos, comparando-os a leões jovens que o perseguiam até a morte, ele estava afirmando que Deus é santo e justo, e julgará por fim os ímpios pelo mal que eles Faz.
Jesus citou alguns dos salmos imprecatórios durante o seu ministério terreno. Em João 15:25, Jesus cita os Salmos 35:19 e 69: 4.
Paulo também citou uma oração imprecatória em Romanos 11: 9-10, que é uma citação do Salmo 69: 22–23. Visto que Jesus e Paulo citaram versículos desses salmos imprecatórios, isso prova que aqueles salmos foram inspirados por Deus e contra-se qualquer alegação de que eles eram orações pecaminosas ou egoístas de vingança.
O uso de orações imprecatórias dos Salmos de hoje só deve ser feita contra nossos inimigos espirituais (Efésios 6:12).
Orar imprecações contra inimigos humanos é injustificável, pois exigiria que essas orações ficassem fora de contexto.
No Novo Testamento, Jesus nos exorta a orar por nossos inimigos (Mateus 5: 44–48; Lucas 6: 27–38), mas orar por sua morte ou por coisas ruins acontecerem com eles não é o que Ele quis dizer.
Em vez disso, devemos orar pela salvação deles em primeiro lugar e depois pela vontade de Deus de ser feita.
Não há bênção maior do que um relacionamento pessoal com Jesus Cristo, e é isso que Jesus quer dizer orando e abençoando aqueles que nos amaldiçoam.
Orar dessa maneira permite que Deus trabalhe em nossas próprias vidas para suavizar nossos corações em direção a nossos inimigos, de modo que tenhamos compaixão deles por seu destino eterno e para remover a amargura e a raiva de nossos corações.
Orar para que a vontade de Deus seja feita significa que concordamos com Deus e estamos nos submetendo à Sua soberania divina, apesar de nem sempre entendermos perfeitamente o que Ele está fazendo em uma situação particular.
E isso significa que desistimos da idéia de que sabemos melhor e, ao invés disso, confiamos e confiamos em Deus para trabalhar a Sua vontade.
Se um erro pessoal foi realmente feito para nós, buscamos a Deus em oração sobre isso, e então deixamos espaço para o julgamento de Deus e confiamos nEle para fazer o que é melhor. Esse é o caminho para estar em paz com Deus e todos os homens (Romanos 12: 17-21).
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